Organizando suas ideias: faça seu plano

Plano de negócio.

O que é? Por que é importante? Como fazer? Com o que devo me preocupar?

Quando falamos em negócios, devemos lembrar que estamos prestes a fazer algo que ganhará “vida”; algo que deve caminhar com suas próprias pernas, sendo que as mudanças feitas no decorrer do seu caminho devem apenas garantir suas vitaliciedade.
O modelo de negócio ou business plane é um plano, no qual deve-se definir quais caminhos a tomar na hora de estruturar seu negócio; seu cliente, seus parceiros, seus custos, seu diferencial, sua proposta de valor, seu relacionamento com o cliente.
O modelo de negócio tira a ideia da cabeça e a coloca no papel, proporcionando uma visão geral do seu negócio, mostrando quais ações serão necessárias para tornar seu objetivo real e qual direção o mesmo deve tomar.
Por onde você deve começar? É bem simples. Passe sua ideia para o papel organize-a. O plano de negócio completo é algo complexo, gasta muito tempo e planejamento.  O Sebrae possui uma cartilha em pdf que deve ajudar passo a passo. Confira neste link

 O Sebrae MG também oferece um software para escrever seu plano de negocio que possui videos explicações sobre cada ponto a se tomar.

O investidor não deve pedir a você para que veja o plano de negócio completo e sim o resumo. O que eu indico? Faça o Canvas, que é um modelo de negócio simples, o qual vai organizar sua ideia. Leia o post sobre o Canvas.